segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Concurso Charrette Urbana

1. HISTÓRIA DA CHARRETE

A Charrete era uma prática usual dentro da Escola de Belas Artes francesa. Os mestres lançavam um tema relâmpago para os estudantes de Arquitetura e eles tinham 24 horas para desenvolvê-lo, o que podia ser feito dentro dos ateliers – geralmente de arquitetos renomados da época onde trabalhavam e, ao final das 24 horas, uma charrete ia passando e recolhendo os trabalhos. Ao ouvir a charrete se aproximar, ocorria um reboliço geral na tentativa de finalizar o trabalho e entregá-lo a tempo.
Hoje em dia, essa competição muito utilizada dentro das universidades do país.


2. OBJETIVOS

O Concurso Charrete pretende estimular a criatividade dos acadêmicos, desenvolvendo em um curto espaço de tempo um projeto que está diretamente ligado à cidade. Além disso, incentiva o trabalho em equipe e a aprendizagem de se trabalhar sob pressão.


3. PARTICIPAÇÃO

Poderão participar grupos de até 4 (quatro) integrantes, sendo que estes podem ser de diferentes fases. Os interessados devem procurar Leonardo Côrrea para inscrição e orientação dos projetos na terça-feira (19) pela tarde ou manhã no CERES 2.

4. TEMA

Criação de um observatório de botos nas proximidades dos Molhes da Barra.



5. APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

Os projetos deverão ser entregues em até 3 pranchas do tamanho A3 dentro de um envelope lacrado e sem identificação. Nas pranchas A3, também NÃO DEVERÁ CONSTAR os nomes dos integrantes do grupo. Os nomes deverão ser colocados numa prancha A4, que estará dentro do envelope junto com as pranchas A3.

Serão permitidos projetos feitos à mão ou feitos com a utilização de softwares de computadores. A criação do layout das pranchas é livre.


6. PREMIAÇÃO

A equipe vencedora receberá um kit de livros de arquitetura (para cada membro da equipe) oferecidos pelo IPHAN de Laguna/SC.


7. DISPOSIÇÕES FINAIS
Em casos de dúvidas, entrar em contato com o acadêmico Leonardo Correa (5ª fase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário